Prazer

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Vinte anos, estudante de ciências sociais, atriz do grupo "Pequeno Teatro de Torneado", filha de uma carioca com um pernambucano.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Brejo da Madre de Deus


Olhei no dicionário hoje.
Descobri que uma das definições para Brejo seria "terra em que só nascem urzes".
Descobri ainda que Urzes é um tipo de planta de pequeno porte que possui uma bela floração.
Ainda somando a compreensão do significado de cada palavra, descobri que Madre também significa "útero, matriz".
Posso chamar então, a cidade de Brejo da Madre de Deus de: Terra em que só nascem flores do útero de Deus.
Descubro assim que Deus possui um útero. Um útero quente, que encontra-se no agreste de Pernambuco. Nunca fui para Brejo. Minha relação resume-se na condição sanguínea.
Meu avô saiu de Brejo da Madre de Deus para vender um rebanho de gado, parou em Santa Cruz do Capibaribe e conheceu minha avó. Lá eles se casaram e tiveram filhos (um deles, é o meu pai).
Porém, acredito que minha relação com esse local não se resume ao traçar geográfico e o fisiológico. Abri o dicionário hoje com o intuito de me reconhecer mais, mesmo não sabendo onde, e por incrível que pareça o dicionário foi a bússola mais certeira que me disponibilizou um norte verdadeiro.
Não escolhi um mapa, mas sim um definidor de palavras. Me encontrei então: vim de uma terra em que nascem flores do útero de Deus. Meu avô é uma flor, meu pai é uma flor, e hoje, sinto-me uma flor.
Sou uma flor que não sabe de qual terra brotei. Onde a minha semente se acomodou, se esquentou, se alimentou e se fez nascer. Nunca senti a quentura pura que me aqueceu e me estimulou a crescer. Nunca senti a perda de água neste local devido a transpiração e respiração do meu corpo.
Sinto apenas a quentura do outro. E essa vontade que me move por dentro de tirar o sapato e pisar descalça nessa terra seca. Terra quente. Sentir meu pé na cor de barro avermelhado aparentemente sujo, e ao mesmo tempo límpido. E o vento do nordeste. A ventania que te assopra e se materializar nos seus fios de cabelo, que suavemente vão se rebatendo contra você.
Devo dizer ainda para você, uma pequena questão do frevo. Frevo no dicionário significa "conflito, frege, rolo". É no conflito da saudade que o frevo se nomeia. Sua festa é uma vez por ano, e no resto do ano sentimos saudade dele. Repare nas letras dos frevos, como essa saudade é presente.
O tempo é cíclico. É um girador eterno. E a saudade vai com ele. A saudade da terra do meu pai pulou para mim, me arrebatou e me isolou em um frevo eterno de ausência sofrida de algo que eu nunca tive, nunca terei e nunca conheci.

Um comentário: